domingo, 6 de fevereiro de 2011

Doce de banana

Há tempos aprendi com a minha esposa como fazer um doce aproveitando bananas bem maduras. É um dos doces favoritos dela, e aproveitando que esse mês comemoramos dez anos juntos, resolvi prepará-lo.

Se você comprar um pouco demais, ou se com o calor elas amadurecerem mais rápido do que você esperava, e elas começarem a ficar com a casca escura, não se desespere: dá pra fazer um doce bem fácil e rápido.

Ingredientes

3 Bananas nanicas bem maduras, quase passadas
6 colheres de sopa generosas de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de café rasa de canela em pó

Modo de preparo

Descasque as bananas, e tire apenas as partes que estiverem ressecadas ou grudadas na casca, deixando aquelas partes manchadas, meio transparentes, molengas. Coloque-as em uma panela e corte displicentemente com uma colher, em rodelas, deixando pedaços grandes. Adicione o açúcar, o sal e a canela em pó, e dê uma misturada, levando ao fogo baixo em seguida, mexendo sempre para não queimar o fundo.

O tempo de cozimento vai de acordo com o gosto de cada um, sabendo que, quanto mais tempo ficar no fogo, mais firme e mais escuro fica o doce. No meu caso, até esqueci de ver o relógio, mas deve ter ficado uns 10 minutos no fogo. O resultado é um creme, com uma consistência mais ou menos de geléia, ideal para comer acompanhado de um bom pão de ló ou de torradas. Bom apetite!

P.S. para as cobaias de plantão: esse aqui é dela, tirem os olhos! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário