sábado, 20 de novembro de 2010

A primeira mordida

Sabadão, depois de uma semaninha estressante... 'bora pra cozinha relaxar!


Amanhã vou almoçar na casa de uma amiga, e fiquei encarregado da sobremesa. Então, valendo-me de algumas consultas ao CyberCook, fui preparar um rocambole simples, com recheio de goiabada.


Quando cozinho, gosto de fazer algumas coisas de improviso, alterar a forma de preparo e adicionar alguns toques pessoais. Muitas vezes, procuro simplificar as coisas usando algumas dicas que aprendi desde pequeno com a minha mãe.


Então não se surpreenda se encontrar alguma sugestão diferente, e me desculpe se alguma coisa sair errado (isso também acaba acontecendo comigo às vezes). Mas vamos à receita:


Ingredientes


Massa


5 ovos (separe as gemas das claras)
1 e 1/2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de café de sal
1/4 xícara (aproximadamente) de água
1 colher de sopa de fermento em pó


Recheio


500g de goiabada
5 colheres de sopa de água


Cobertura


12g (1 envelope) de gelatina vermelha sem sabor
1 colher de sopa de suco em pó instantâneo
5 colheres de sopa de água
100ml (aprox.) de água gelada


Modo de preparo


Para o pão de ló, comece batendo as claras em ponto de neve. Adicione em seguida as gemas e continue batendo. Adicione, aos poucos, o açúcar e o sal. Bata até ficar homogêneo. Aproveite para ligar o forno em fogo alto para pre-aquecer. Adicione a farinha, também aos poucos. A massa vai ficar um pouco pesada, e aí entra a água. Vá adicionando devagar até que a massa fique mais líquida. Por último, coloque o fermento, e deixe batendo enquanto prepara a assadeira.


Use uma assadeira retangular média, untada com óleo e polvinhada com farinha. Despeje a massa e ajude a espalhar, com uma espátula, para os cantos da forma. Depois de uns 5 minutos descansando, dê uns tapas na base da assadeira para estourar as bolhas de ar que se formaram na massa (não queremos buracos no pao de ló, pois vamos enrolá-lo depois). Leve ao forno.


Deixe uns 10 minutos no fogo alto e depois abaixe para médio, deixando por mais uns 35 minutos. No total, leva uns 45 minutos para assar.


Enquanto assa, prepare o recheio, picando a goiabada em uma panela, adicionando a água e levando ao fogo baixo, mexendo até dissolver.


Depois de tirar o pão de ló do forno, deixe amornar, mas não espere muito, pois é mais fácil enrolar sem quebrar enquanto está ainda morno. Desenforme, corte as beiradas e, se desejar, tire as cascas de cima e/ou de baixo. Divida o pão de ló em duas fatias, cortando-o em todo o comprimento. Com cada uma, faremos um rocambole, espalhando metade do recheio sobre o lado da casca, se decidiu deixá-la, e enrolando em seguida.


Coloque os dois rocamboles sobre uma travessa ou, para ser mais prático sobre o lado interno da tampa de uma caixa plástica. Assim, quando for guardar na geladeira, a caixa servirá de tampa, e o rocambole não vai ficar ressecado.


Usando a mesma panela do recheio, dissolva a gelatina nas cinco colheres de água, e adicione o suco em pó, do sabor que preferir. Leve ao fogo baixo para dissolver bem, tomando cuidado para não deixar ferver. A seguir, adicione a água gelada e misture bem. Pode-se, nesse momento, colocar a panela na geladeira, ou congelador, para dar uma firmada. Espalhe, às colheradas, a gelatina sobre os rocamboles, e leve à geladeira, em um recipiente fechado para não ressecar demais, por pelo menos duas horas.






Essa receita é uma combinação da receita de pão de ló e do bolo de goiabada, complementada por toques pessoais.


E assim deixo a minha primeira mordida no Bites e Bits.

Um comentário:

  1. Sobrará um naco para segunda-feira? Faz tempo que não servimos de cobaias, né? E eu não curto muito comer doces. Até, amigão!

    ResponderExcluir