segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Panqueca de improviso

Ontem eu estava bodeado pra escrever, mas queria compartilhar uma receita rápida de panquecas que aprontei no fim da tarde de domingo, quando apareceu aquele desejo de comer alguma besteira.

A receita é bem simples, como qualquer receita de panqueca, e a montagem foi na base do improviso, com o que tinha em mãos.

Ingredientes

Massa

2 ovos
2 xícaras de leite desnatado
6 colheres de sopa de óleo de soja
2 colheres de café de sal
1 colher de chá de cúrcuma em pó
1 colher de chá de pimenta desidratada
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
margarina ou manteiga para fritar

Recheio

150g de queijo provolone cortado em tiras
300g de linguiça toscana frita cortada em tiras

Cobertura

3 colheres de sopa de requeijão cremoso
2 colheres de sopa de parmesão ralado

Modo de Preparo

A cúrcuma e a pimenta só usei porque estavam ali no armário, e a linguiça e o queijo porque estavam no fogão e na geladeira, respectivamente. Use a criatividade com os temperos e recheios que quiser.

Se preferir, use um liquidificador, mas como não sou fã de colocar temperos que deixam cor ou cheiro impregnados no copo, preferi usar uma tigela e um garfo. Bata os ovos com o óleo e o leite até misturar bem. Adicione o sal, a cúrcuma e a pimenta bem espalhados e continue misturando. Adicione a farinha bem devagar (com uma peneira se preferir) e vá misturando bem para incorporar. A massa fica bem líquida, ideal para fazer panquecas finas.

Fritar as panquecas é um passatempo gostoso, e não exige muita prática para atirá-las ao ar na hora de virar. Mas se preferir usar uma espátula pra evitar acidentes, não tem problema. Pegue a sua frigideira mais plana e uma concha não muito grande. O segredo é usar o fogo baixo, uma mínima dose de margarina ou manteiga, cerca de 1/3 de uma colher de café para cada panqueca. Quando colocar a gordura, procure derrubá-la no centro da frigideira e deixar ferver, para que ela se espalhe como um spray. Despeje uma concha da massa no centro da frigideira e rapidamente faça a massa se espalhar o mais uniformemente que conseguir (depois de algumas tentativas, você pega o jeito e a quantidade certa de massa pra sua frigideira). A massa vai ficando opaca conforme cozinha e perde umidade, fica mais leve e as bordas começam a corar e se desprender. É hora de ajudar a soltar e virá-la para dar uma tostada do outro lado.

Repetindo o processo, em alguns minutos você tem uma pilha de panquecas. No meu caso renderam 14, sendo que a primeira saiu meio deformada e serviu para provar o sabor (sim, é a desculpa perfeita pra beliscar).

Pra montar, pegue um refratário ou uma assadeira pequena. Em cada panqueca, coloque umas tiras de queijo e linguiça e enrole, colocando em seguida na travessa, cada rolo com a borda para baixo. Espalhe sobre as panquecas o requeijão e polvilhe o parmesão. Leve ao forno para gratinar por uns 15 minutos, ou, se estiver com pressa/preguiça como eu, no micro-ondas por uns 5 minutos na potência máxima: não vai ficar tostado, mas derrete o queijo e dá uma secadinha no requeijão.



Depois de matar a vontade, tirei a foto. Como usei a cúrcuma e pimenta, ficou com uma cor amarelada e levemente picante, lembrando bem o sabor de molho de mostarda, combinando com o recheio um pouco gorduroso. Sai da mesmice da tradicional panqueca à bolognesa, sem chocar o paladar e fazendo menos sujeira. Bom apetite!

Um comentário: