Ontem eu estava bodeado pra escrever, mas queria compartilhar uma receita rápida de panquecas que aprontei no fim da tarde de domingo, quando apareceu aquele desejo de comer alguma besteira.
A receita é bem simples, como qualquer receita de panqueca, e a montagem foi na base do improviso, com o que tinha em mãos.
Ingredientes
Massa
2 ovos
2 xícaras de leite desnatado
6 colheres de sopa de óleo de soja
2 colheres de café de sal
1 colher de chá de cúrcuma em pó
1 colher de chá de pimenta desidratada
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
margarina ou manteiga para fritar
Recheio
150g de queijo provolone cortado em tiras
300g de linguiça toscana frita cortada em tiras
Cobertura
3 colheres de sopa de requeijão cremoso
2 colheres de sopa de parmesão ralado
Modo de Preparo
A cúrcuma e a pimenta só usei porque estavam ali no armário, e a linguiça e o queijo porque estavam no fogão e na geladeira, respectivamente. Use a criatividade com os temperos e recheios que quiser.
Se preferir, use um liquidificador, mas como não sou fã de colocar temperos que deixam cor ou cheiro impregnados no copo, preferi usar uma tigela e um garfo. Bata os ovos com o óleo e o leite até misturar bem. Adicione o sal, a cúrcuma e a pimenta bem espalhados e continue misturando. Adicione a farinha bem devagar (com uma peneira se preferir) e vá misturando bem para incorporar. A massa fica bem líquida, ideal para fazer panquecas finas.
Fritar as panquecas é um passatempo gostoso, e não exige muita prática para atirá-las ao ar na hora de virar. Mas se preferir usar uma espátula pra evitar acidentes, não tem problema. Pegue a sua frigideira mais plana e uma concha não muito grande. O segredo é usar o fogo baixo, uma mínima dose de margarina ou manteiga, cerca de 1/3 de uma colher de café para cada panqueca. Quando colocar a gordura, procure derrubá-la no centro da frigideira e deixar ferver, para que ela se espalhe como um spray. Despeje uma concha da massa no centro da frigideira e rapidamente faça a massa se espalhar o mais uniformemente que conseguir (depois de algumas tentativas, você pega o jeito e a quantidade certa de massa pra sua frigideira). A massa vai ficando opaca conforme cozinha e perde umidade, fica mais leve e as bordas começam a corar e se desprender. É hora de ajudar a soltar e virá-la para dar uma tostada do outro lado.
Repetindo o processo, em alguns minutos você tem uma pilha de panquecas. No meu caso renderam 14, sendo que a primeira saiu meio deformada e serviu para provar o sabor (sim, é a desculpa perfeita pra beliscar).
Pra montar, pegue um refratário ou uma assadeira pequena. Em cada panqueca, coloque umas tiras de queijo e linguiça e enrole, colocando em seguida na travessa, cada rolo com a borda para baixo. Espalhe sobre as panquecas o requeijão e polvilhe o parmesão. Leve ao forno para gratinar por uns 15 minutos, ou, se estiver com pressa/preguiça como eu, no micro-ondas por uns 5 minutos na potência máxima: não vai ficar tostado, mas derrete o queijo e dá uma secadinha no requeijão.
Depois de matar a vontade, tirei a foto. Como usei a cúrcuma e pimenta, ficou com uma cor amarelada e levemente picante, lembrando bem o sabor de molho de mostarda, combinando com o recheio um pouco gorduroso. Sai da mesmice da tradicional panqueca à bolognesa, sem chocar o paladar e fazendo menos sujeira. Bom apetite!
Bom apetite? Boa fome né? Olha a hora que eu fui ler isso...
ResponderExcluir